CALOSIDADES

Os calos ou também as chamadas calosidades são um espessamento da pele em resposta á pressão ou fricção repetida, que pode ser causada pelo calçado (pés) ou instrumentos de trabalho (mãos).

Esta reação de auto-proteção surge para evitar a criação de um “buraco” na pele, podendo causar a exposição dos ossos fora da pele e uma consequente invasão por bactérias.

Os calos aparecem normalmente nas mãos e nos pés e no caso destes, podem surgir em consequência dos joanetes, dedos em martelo e malformações dos ossos metatársicos.

Os calos aparecem em forma dorsal e plantar nos pés, e também entre os dedos, causando muitas vezes dores fortes, impedido uma caminhada normal.

Para obter algum alívio para as dores, pode “demolhar” os calos durante o banho e remover a pele mais grossa com uma pedra-pomes ou um creme esfoliante, tornando-os mais pequenos e mais moles.
Pode também consultar um calista ou um podologista para fazer este tratamento de forma profissional.

Para alcançar um tratamento mais eficaz e para que os calos possam desaparecer definitivamente, precisará de uma intervenção cirúrgica, em regime ambulatório e com anestegia local ou regional (o paciente fica a dormir sem recurso a anestesia geral).

De acordo com a causa da calosidade existem vários procedimentos para a sua correção. Escolho o procedimento mais adequado a cada situação e depois da intervenção, a calosidade dolorosa desaparece completamente, por si mesma.