HALLUX VALGUS (JOANETE)

O joanete, é uma das patologias mais comuns nos pés. É uma alteração anatómica, causada pelo desvio do dedo grande do pé (lat: hallux) em direção à parte exterior do pé que empurra o 1º osso do metatarso (lat: metatarsus primus), obrigando-o a desviar-se para a parte interna do corpo.

Na maioria dos casos esta malformação é causa genética e com a idade degenerativa.

A utilização de cremes, medicamentos, pensos de silicone e talas para o dedo grande do pé não melhoram o problema de forma alguma.

Técnicas avançadas de correção levam o metatarso à sua posição anatómica correta e, desta forma mantêm a articulação do dedo grande intacta e o “joanete” desaparece por completo. O pé apresentará novamente uma aparência normal e estética.

Para corrigir esta malformação dos “joanetes”, existem dezenas de procedimentos diferentes, por isso a escolha de um cirurgião ou ortopedista especializado na cirurgia do pé e, treinado para aplicar o melhor método para cada paciente, é fundamental.

A correção faz-se através de cirurgia ambulatória, sem anestesia geral, com sonífero e com anestesia local-regional. O paciente dorme durante a intervenção e não sente dores.

Esta correção pode ser realizada em ambos os pés numa única sessão. Depois o paciente pode sair pelos seus próprios pés e regressar a casa uma hora depois da intervenção.