O PÉ CHATO (PÉ PLANO/PÉ PLANO VALGO)

O pé chato é uma malformação do pé, na qual o arco do pé está espalmado. Devido ao peso, a sola do pé assenta toda no chão e o arco do pé desaparece. Por isso o arco do pé já não pode desempenhar a sua “função de amortização”, o que pode provocar dores ao andar e à noite.

Ao andar o pé já não pode dobrar normalmente. Nota-se que o andar é pesado e inestético.
Além do mais, devido ao andar inadequado podem surgir também dores na barriga das pernas, nos joelhos, nas ancas e até mesmo nas costas.

Os ossos da planta do pé estão constantemente em sobrecarga e por isso têm notoriamente um desgaste mais rápido que o normal.

Para aliviar as queixas, deve-se primeiramente utilizar palmilhas individualmente adaptadas ao pé.
Se o pé chato ainda tiver alguma flexibilidade, pode-se eventualmente resolver o problema com uma pequena cirurgia, minimamente invasiva (Arthroereisis); no entanto, por vezes, é necessária uma intervenção de maior dimensão.
Nos casos mais desenvolvidos de pé chato, em que o pé já perdeu a flexibilidade, existem procedimentos diferentes de correção. Aqui, para tomar a decisão correta são necessários outros meios de diagnóstico (ressonância magnética).
Também neste caso existem várias formas de solucionar o problema; a experiência do especialista é de grande importância para o paciente.